NASF DE MIRANDA DO NORTE PARTICIPA DE MOSTRA E CONCURSO REALIZADO PELA SES

A Secretaria Estadual da Saúde realizou nos dias 19 e 20 de dezembro no Hotel Holiday Inn, em São Luis-MA, a I Mostra de Ações Integradas em Saúde dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos Municípios do Estado do Maranhão e o I Concurso Maranhense de Experiências no NASF. O município de Miranda do Norte concorreu na categoria Apresentação Oral com o trabalho NASF EM MIRANDA DO NORTE: DA PREVENÇÃO À REABILITAÇÃO. O trabalho foi defendido pelo coordenador do NASF, o fisioterapeuta Thiago Santos.
Os 6 municipios premiados com as melhores experiências foram:

1º NASF Buriticupu
2º NASF Presidente Dutra
3º NASF Tuntun
4º NASF Arari
5º NASF Imperatriz
6º NASF Viana

Médicos do NASF fazem rodízios nas Unidades de Saúde

Os médicos do NASF, Drº Cleode (Ginecologista) e Drª Iveline (Pediatra) começaram a realizar rodízios pelas Unidades Básicas de Saúde de Miranda do Norte. Como essas unidades estão distribuídas de forma estratégica em todo o município,  ambos os médicos conseguirão cobrir toda a cidade de forma equânime. Os atendimentos são agendados pelos agentes comunitários de saúde de cada unidade.




NASF realiza atividades com alunos da APAE

Recentemente o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou mais uma atividade na APAE de Miranda do Norte, dessa vez apenas com alunos da instituição. Foi realizada avaliação de coordenação e equilíbrio dos alunos, atividades lúdicas, exercícios de alongamento e fortalecimento. Participaram dessa atividade os profissionais Adyla (psicologa) e Thiago (fisioterapeuta).




NASF participa de Seminário sobre Educação Inclusiva

A Secretaria Municipal de Educação realizou recentemente o "I Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade - avanços e desafios para incluir e educar". O evento aconteceu durante todo o dia e teve como objetivo conscientizar toda a sociedade sobre as condições das pessoas com deficiência e fomentar o respeito pelos direitos e pela dignidade dessas pessoas. O NASF se fez presente apoiando essa iniciativa.

Programa Saúde na Escola

Recentemente o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) realizou ação de saúde junto a Equipe de Saúde da Família de Pindoval na escola da comunidade pelo Programa de Saude na Escola (PSE). A ação contou com a participação dos seguintes profissionais: enfermeira, dentista, fisioterapeuta, agentes de saúde e a educadora em saúde do Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES). Foi realizada palestra sobre gravidez na adolescencia e educação postural, distribuido kit bucal, realizado aplicação de fluor e atualização de vacinas.